segunda-feira, 17 de junho de 2013

Situações de Aprendizagem...

ERIVANALVA FERREIRA DA SILVA ALMEIDA

Disciplina: Língua Portuguesa
Texto: AVESTRUZ de MÁRIO PRATA.
Publico alvo: 6º ano


ANTES

1º) Ativação dos conhecimentos prévios em relação ao título:
a) O que se espera de um texto com esse nome?
b) Vocês conhecem um avestruz? Vocês já viram pessoalmente?
c) Vocês tem noção do tamanho dessa ave?
d) Apresentação da imagem da ave.
e) O que vocês conhecem do avestruz? Vocês sabem como ele se reproduz? Qual o tipo de alimentação?
f) Já ouviram a expressão: “Ter um estômago de avestruz”?
g) Já ouviram falar do Mário Prata? Já leram alguma coisa dele?

DURANTE

1º) O professor deve fazer a leitura compartilhada do texto.
2º) Levantamento de hipóteses: durante a leitura, se surgir palavras desconhecidas, o professor faz a anotação na lousa para depois pesquisar no dicionário com os alunos.
3º) Terminada a leitura o professor fará a explicação do gênero crônica.
4º) Após o estudo do gênero crônica, o professor fará os seguintes questionamentos:
a) Quem escreveu?
b) Onde foi divulgado?
c) Para quem?
d) O foco narrativo está em 1ª ou 3ª pessoa?


DEPOIS

1º) Utilizar a sala de informática para pesquisar o site sobre o avestruz.
2º) Ao final o professor apresentará fragmentos do filme “Os Pinguins do Papai” e a Marcha do Imperador” com o intuito de mostrar ao aluno o que é cuidar de um animal de estimação.
3º) Por fim produzirão uma narrativa com o tema: “Meu animal de estimação” ou “O animal de estimação que gostaria de ter”.



MARIA GRAZIELA DOS SANTOS PEREIRA

Disciplina: Língua Portuguesa
Texto: Avestruz Mário Prata
Público alvo: 6º ano

Antes da leitura

1- Você já viu um avestruz? Onde?
2- Sobre o que vai falar um texto com esse título?
3- Levar imagens de avestruz, ovos, falar, um pouco sobre o animal, mostrar vídeos etc.
4- Retomar os elementos da narração, dar o conceito de crônica e mostrar onde podemos encontra-la no cotidiano.

Durante a leitura

1- Suas expectativas em relação ao texto foram confirmadas?
2- Encontrou dificuldades quanto as palavras usadas no texto?
- Explorar alguns termos que podem despertar a curiosidade ( menopausa,etc...)
3- Como você se comportaria em uma situação como a descrita no texto?

Depois da leitura

1- Conseguiu relacionar o título com a ideia central do texto?
2- Identificar no texto os elementos da narrativa. ( buscar )
- foco narrativo 1ª pessoa
3ª pessoa
-enredo
-personagens
-espaço
-tempo
-clímax
-desfecho
3- Pedir para que alguns alunos conte algo inusitado que eles já desejaram ou se conhecem a história de alguém.
4- Perceberam no tom humorístico do texto o que o autor quer dizer? Qual mensagem ele quer passar?




MARIA DE LOURDES DA SILVA THOMÉ

Situação de Aprendizagem – Atividades de Leitura



Disciplina: Língua Portuguesa
Texto: Meu Primeiro Beijo, de Antonio Barreto
Público Alvo: 8º/9º ano do ensino fundamental
Duração: 6 aulas

Objetivos:
Estimular o gosto pela leitura e intensificar a compreensão leitora e dialógica dos alunos.
Competências e Habilidades:
Analisar textos sob o ponto de vista da estrutura narrativa;
Entender os elementos constitutivos de um texto narrativo;
Compreender que a interação com textos diversos permite ao leitor perceber que a leitura é uma prática social que remete a outros textos e outras leituras, ou seja, dialógicas.
Estratégias:
Aulas a partir de conhecimentos prévios dos alunos, com direcionamento do professor.
Recursos:
Cópias de textos (xérox)
Cadernos
Internet
Slides
Avaliação:
Entendimento do texto de modo coerente
Reconstrução oral do texto
Reescrita do texto

Antes da Leitura

*Ativação dos conhecimentos prévios (desafios)
a) Roda de conversa:
O que o título sugere?
Que gênero de texto você acha que vai ler?
Qual o assunto que você imagina que será abordado na história?
Você conhece o autor?
Já leu algum texto dele?
b) Leitura da Biografia do autor.
c) Questionamentos:
O primeiro beijo é sempre bom? Fica na memória?
Tem que ser com alguém especial?
Tem que estar em um lugar adequado para dar o primeiro beijo?

Durante a Leitura

1. Entregar cópias dos textos aos alunos.
2. Fazer a leitura compartilhada.
3. Confirmar ou retificar as antecipações de sentido criadas antes da leitura.
4. Esclarecimento do vocabulário (consultar o dicionário).
5. Localizar o assunto do texto (ideia principal).
6. Compreender a sequência narrativa:
Situação inicial (estável de equilíbrio);
Conflito (desequilíbrio);
A ação ou reação que o conflito provoca;
Desenlace (clímax);
Situação final (desfecho).
7. Estrutura/ Gênero:
Quem é o protagonista? (Sujeito)
O que o protagonista deseja? (Objeto)
Qual é o público alvo?
Quem conta a história? (Foco Narrativo)
Quantos personagens o texto apresenta?
O texto se embasa em que situação do cotidiano?
Apresenta final surpreendente?
Que tipo de linguagem apresenta? Formal ou Informal?
Qual é o gênero do texto?
8. Partindo das questões: sedimentar os elementos característicos da crônica.
9. Intertextualidade (textos de apoio):
Leitura da crônica “O Beijo no Escuro”, de Moacyr Scliar;
Leitura do soneto “Um Beijo”, de Olavo Bilac;
Leitura da matéria “10 beijos que entraram para a história”, da revista Super Interessante;
Análise da música “O Primeiro Beijo”, da banda Magníficos.
10. Pesquisa na sala de informática, partindo de alguns desafios:
Curiosidades sobre o beijo;
Ilustrações;
Filmes sobre o primeiro beijo.

Depois da Leitura

Comparar as pesquisas com o texto principal;
Trocar impressões sobre os textos lidos;
Produção (em grupos): artigos de opiniões, poesias, sonetos, propagandas e memórias.
Socialização das produções através de slides.

Referências Bibliográficas

BARRETO, Antonio. Meu Primeiro Beijo. In: Balada do Primeiro Amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-136.
SCLIAR, Moacyr. O Beijo no Escuro. In: O Imaginário Cotidiano. São Paulo: Global, 2002, p. 49.
ZANCHETT, Nicéas. Um Beijo, de Olavo Bilac. Disponível em: http://poesiasselecionadas.spaceblog.com.br/875645/UM-BEIJO-de-OLAVO-BILAC/. Acesso em: 11/06/2013
Música “O Primeiro Beijo”, Banda Magníficos. Disponível em: http://letras.mus.br/banda-magnificos/o-primeiro-beijo/. Acesso em: 11/06/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário