segunda-feira, 17 de junho de 2013

Olá, como no nosso blog não haveria todas as situações de aprendizagem trabalhadas no curso, ficaria uma falha, então em meio as pesquisa e visitas aos blogs, encontrei a situação da Regina Célia, que considerei super interessante, então estou dixando aqui para que tenham novas ideias.

REGINA CÉLIA GARCIA GIROTTO

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - TEXTO "PAUSA" DE MOACYR SCLIAR

Público alvo: 8ª série/9º ano
Conto: Pausa de Moacyr Scliar
Objetivo: Promover o desenvolvimento da competência leitora através de estratégias de leitura.


ANTES DA LEITURA

Ativação do conhecimento prévio
Antecipação
Checagem de hipóteses
Oralidade
- Qual a intencionalidade do autor ao utilizar o título “Pausa”?
- O que vocês entendem do termo “pausa”?
- Em que momento vocês se deparam com a palavra pausa no seu cotidiano?

DURANTE A LEITURA

- Leitura silênciosa pelo aluno;
- Leitura compartilhada com pausas para propor os seguintes questionamentos:
1- O texto apresenta em sua estrutura parágrafos curtos. Qual a relação que existe entre o parágrafo e o título;
2- A narrativa relaciona a fuga do cotidiano aos problemas que o homem enfrenta?
3- Como as pessoas costumam fugir desses problemas?
4- Onde se passa a história?
5- Em que época?
6- Quais são os personagens da história?


DEPOIS DA LEITURA

1- Apreciação estética, perguntar aos alunos o que acharam do texto.
2- Apresentar ao aluno uma pequena biografia do autor.
3- Buscar no texto os elementos da narrativa.
4- Responder oralmente os seguintes questionamentos:
-Quem escreveu?
-Onde foi divulgada?
-Para quem?
-Qual a intenção?
5- Trabalhar a intertextualidade
- Youtube – vídeo Pausa de Moacyr Scliar
http://www.youtube.com/watch?v=diaVfMrEHkw
-Trabalhar com a música “Cotidiano” de Chico Buarque de Holanda
-Filme: Click



Questões para reflexões:
-O que é rotina? O que a rotina causou no personagem? E a sua rotina, como é?
-Que semelhanças existem entre a letra da música e o texto?
-A importância do tempo cronometrado na vida do personagem?
-O que esta música e o texto querem nos mostrar?

Tempo Previsto:- 8 aulas
Competências e Habilidades:
- Inferir elementos da narrativa; reconhecer elementos da narrativa; analisar características do conto e desenvolver competência leitora.
- Inferir informação pressuposta ou subentendida em um texto literário, com base na sua compreensão global.
-Localização de informações; comparação de informações; generalizações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário